logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Comitiva do governo está em Roraima para tratar de questão Yanomami

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
01/05/2023 - 14:03
Brasília

Uma comitiva do governo federal foi para Roraima, na manhã de hoje, para verificar a situação após um ataque a três indígenas Yanomami. As ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da Saúde, Nísia Trindade; e do Meio Ambiente, Marina Silva, fazem parte do grupo.

No sábado, três indígenas foram baleados. E, segundo relatos, garimpeiros ilegais seriam autores dos disparos. Um indígena morreu e outros dois foram levados em estado grave ao Hospital Geral de Roraima.  

O líder indígena Júnior Yanomami relatou o caso nas redes sociais. Segundo ele, uma equipe da base de Surucucu fez o atendimento inicial das vítimas. Ilson Xiriana, que era agente de saúde, teve 4 paradas cardíacas e não resistiu aos ferimentos. Outra vítima ficou com uma bala alojada no pulmão. E o terceiro homem levou um tiro no abdômen e um na perna.  

O governo de Roraima informou, por nota, que os indígenas passaram por cirurgias e apresentam quadro de saúde estável e sem risco de morte.  

Júnior Yanomami reforçou que o povo tem enfrentado situações extraordinariamente penosas e defendeu que a Justiça faça valer a Constituição Brasileira sobre os direitos dos Povos Yanomami. 

A Polícia Federal já começou a investigar o assassinato do indígena Yanomami em Roraima. Em nota, a corporação informou que duas equipes se deslocaram nesse domingo, com apoio da FAB e da Funai, para a comunidade Uxiú na Terra Indígena Yanomami. No local, os investigadores já começaram a ouvir testemunhas e fazer perícias.   

x