Fifa lamenta racismo contra Vini Jr e sugere punição para os clubes

Publicado em 22/05/2023 - 20:23 Por Raquel Mariano - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A Fifa, Federação Internacional de Futebol, publicou nota, nesta segunda-feira (22), lamentando o ato de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior.

A entidade também sugeriu uma mudança: em casos de racismo reincidente durante uma partida, o time que sofreu as ofensas deveria, automaticamente, ganhar os 3 pontos e ter a partida anulada.

O clube de Vini Junior, Real Madri, divulgou um comunicado oficial agradecendo as inúmeras manifestações de apoio ao jogador recebidas de todas as partes do mundo.

A mensagem destacou que ataques racistas devem ser erradicados para sempre. O comunicado ainda fez referência ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, apoiando a punição. O texto também citou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, que pediu medidas severas para combater o racismo.

Por outro lado, a nota afirmou que o clube está surpreso com a posição de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que não permitiu que fossem tomadas medidas imediatas, nem houve reação dos árbitros durante a partida.

Por fim, o Real Madrid espera que, dada a gravidade da situação atual e a imagem que o futebol espanhol está oferecendo ao mundo, sejam tomadas ações imediatas para combater o racismo, a xenofobia e o ódio.

Vinícius Junior publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando xingamentos e ataques que sofreu durante os jogos da Liga Espanhola. E na publicação, afirmou que não são casos isolados e sim episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha.

O atleta cobrou punição e perguntou: “O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada final de semana?”

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Cometa do Diabo: saiba como ver o fenômeno no Brasil

O astro passeia pelo espaço, em volta do sol, e já pode ser visto desde o último sábado (20).

Baixar arquivo
Educação

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Esta sexta-feira (26) é o último dia para os candidatos ao Enem pedirem a isenção da taxa de inscrição, para se inscrever de graça. O prazo foi aberto na semana passada, e os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, no login do portal Gov.br.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra dengue será distribuída para mais 625 municípios

A imunização vai abranger seis estados: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí e Mato Grosso.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras vai distribuir quase R$ 22 bi em dividendos extraordinários

Após um impasse que durou semanas, o governo propôs o pagamento de 50% dos extraordinários.

Baixar arquivo
Geral

Caso Joca: aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

A decisão foi tomada em reunião entre representantes das empresas de linhas aéreas Gol, Latam e Azul, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Anac, que é Agência Nacional de Aviação Civil.

Baixar arquivo
Cultura

Parte da memória afetiva dos paulistanos, Masp passa por restauração

O restauro vai incluir o vão livre e as pilastras vermelhas do prédio. Essa é a primeira vez que as estruturas do histórico edifício passam por um processo de preservação que considera critérios de restauro do patrimônio histórico.

Baixar arquivo