Famílias chefiadas por pessoas negras e pardas sofrem mais com a fome

Situação é mais grave em lares chefiados por mulheres negras

Publicado em 26/06/2023 - 12:25 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma em cada cinco famílias chefiadas por pessoas autodeclaradas pardas ou pretas no Brasil sofre com a fome. O dobro em comparação aos lares chefiados por pessoas brancas.  

A situação é ainda mais grave em lares chefiados por mulheres negras: 22% sofrem com a fome, quase o dobro em relação a famílias comandadas por mulheres brancas; 13,5% estão nessa condição de insegurança alimentar. 

Ao todo, 33 milhões de brasileiros não têm o que comer, e apenas quatro entre 10 famílias conseguem acesso pleno a alimentos. Em números absolutos, 125 milhões sofrem com insegurança alimentar leve, moderada ou grave. 

Os dados são do 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil (Vigisan), uma realização da Rede Penssan, Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 

Rosana Salles, pesquisadora da Rede Penssan e professora do Instituto de Nutrição da UFRJ explica o principal achado do levantamento. 

O levantamento mostrou que emprego e renda ajudam na alimentação; mas de forma distinta entre a cor da pele do responsável pelo lar. E que a maior escolaridade não protegeu as famílias de mulheres negras da falta de alimentos.  

A pesquisadora Rosana Salles aponta alguns fatores que podem estar por trás dessa realidade. 

Os dados da pesquisa foram obtidos pelo Instituto Vox Populi entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios. 

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo