Justiça reconhece que fazendas no sul da Bahia são de povo indígena

Publicado em 23/06/2023 - 12:57 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Justiça confirmou que duas fazendas ao sul do município baiano de Itaju do Colônia são parte da Terra Indígena Caramuru-Paraguassu. A decisão do Tribunal Regional Federal seguiu o entendimento do Ministério Público Federal de que as terras estão na área dos indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, que tem uma população de 2,8 mil pessoas.

A ação contra a comunidade indígena foi impetrada por uma mulher que se dizia proprietária e que tinha comprado os terrenos de antigos fazendeiros. Entretanto, uma perícia topográfica confirmou que as fazendas Ribeirão da Fartura II e Vitória estão dentro da Terra indígena, de 54 mil hectares.

De acordo com o Instituto Socioambiental, uma lei do fim do século XIX extinguiu as aldeias localizadas próximas à região, fazendo com que diferentes grupos indígenas encontrassem refúgio na terra Caramuru-Paraguassu.

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que a demarcação dessa Terra Indígena ocorreu em 1938. E, a partir daí, foram declarados nulos todos os títulos de propriedade da área. Mas apenas na década de 1980 começaram as ações contra as fazendas particulares que existiam ilegalmente na Terra Indígena.

A legislação impede que essas terras sejam vendidas ou cedidas. A comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe também não poderia abrir mão da posse permanente, nem do uso exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos.

De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o extremo sul da Bahia é território tradicional dos povos Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá, que somam hoje cerca de 200 mil hectares de Mata Atlântica.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Samarco, Vale e BHP são condenadas por propaganda desrespeitosa

Empresas terão que pagar R$ 56 milhões por causa de campanha publicitária sobre as medidas reparatórias do rompimento da barragem em Mariana.  De acordo com a decisão, a campanha criou uma narrativa fantasiosa e demonstrou falta de respeito em relação às vítimas e à sociedade brasileira.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade comenta reverência feita por Simone Biles

Ginasta americana reverenciou Rebeca no pódio quando a brasileira recebeu a medalha de ouro na modalidade solo individual nos Jogos de Paris. 

Baixar arquivo
Esportes

Refrigerantes fora! Campanha pede a retirada das bebidas em olimpíadas

Mais de 80 organizações de todo o mundo pedem ao Comitê Olímpico Internacional que não aceite futuros patrocínios de empresas e produtos que prejudicam a saúde pública e o meio ambiente. Presença ostensiva de marcas de refrigerantes e bebidas açucaradas nesses eventos preocupa. 

Baixar arquivo
Política

Dívida dos estados: governadores do Nordeste se reúnem com Pacheco

Projeto deve ser votado na próxima semana. O presidente do Senado recebeu sugestões dos governadores e disse que busca consenso para votar a proposta antes das eleições.

Baixar arquivo
Esportes

Paris 2024: Augusto Akio conquista o bronze no skate park

No vôlei de praia feminino, Ana Patrícia e Duda avançam para as semifinais. E na canoagem de velocidade, o campeão olímpico Isaquias Queiroz e a Ana Paula Vergutz também passaram para as semifinais.

Baixar arquivo
Justiça

STF reconhece vínculo de trabalho de entregador de aplicativo

A terceirizada exigia exclusividade, como também jornada de trabalho e salário fixo para o profissional, que usava a bicicleta nas entregas.

Baixar arquivo