Maranhão registra redução nos casos de feminicídio de janeiro a abril

Publicado em 27/06/2023 - 12:02 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

De janeiro a abril, do ano passado, foram registrados 19 crimes de feminicídio no Maranhão. No mesmo período deste ano, ainda aconteceram 11 crimes como esse no estado.  

O balanço divulgado nesta semana mostra uma redução de 42% nos casos de feminicídios entre janeiro e abril. 

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a expansão da Casa da Mulher a todas as regiões do estado tem beneficiado não apenas o combate ao feminicídio, mas também ações preventivas, como o aumento no número de Patrulhas Maria da Penha.  

De acordo com o governo do Maranhão, outro instrumento no combate aos crimes contra as mulheres é o acolhimento das vítimas de violência, principalmente nas regiões onde não existe uma Delegacia Especializada da Mulher. 

Nos últimos dias, mais três pessoas envolvidas em casos de feminicídio foram presas no estado. Dois deles, pai e filho, foram presos na segunda-feira (26) na cidade de Barra do Corda, a 450 km de São Luís. Eles são apontados como responsáveis pela morte de Raquel Gomes, de 33 anos, na zona rural do município. 

A outra prisão aconteceu no sábado (24) em Codó, também no interior do estado, onde um sobrinho teria matado a tia com uma faca e foi preso em flagrante. 

Há cerca de um mês, o Ministério das Mulheres e da Justiça e Segurança Pública firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a construção de 40 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, alcançando todas as capitais do país. Só no ano passado, cerca de 1,4 mil mulheres no Brasil morreram por causa de agressões. 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo