Secom publica direito de resposta a postagem de governo Bolsonaro

Publicado em 12/06/2023 - 14:30 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República publica em todas suas contas nas redes sociais, um direito de resposta a uma postagem realizada três anos atrás, durante o governo Bolsonaro, e que tratava como "herói" o coronel da reserva Major Curió. De acordo com a própria Secom, trata-se de uma "reparação histórica".

Major Curió, como era conhecido, ordenou a prisão, tortura e execução de pessoas que defendiam a democracia durante o regime militar, em especial dos que atuaram na guerrilha do Araguaia, na região de Tocantins, Pará e Maranhão, na década de 1970.

Em 2009, Major Curió concedeu entrevista para o jornal O Estado de S.Paulo e apresentou documentos particulares, que revelam que o Exército amarrou e executou 41 guerrilheiros na região do Araguaia.

Durante depoimentos prestados à Comissão Nacional da Verdade, militares também descreveram diversas formas de ameaça e violência contra pessoas detidas e citaram o nome do Major Curió como um dos responsáveis pelas sessões de tortura. Curió faleceu em agosto do ano passado, aos 87 anos.

Em 2020, familiares das vítimas do Major Curió entraram com uma ação na 8ª Vara Cível Federal de São Paulo contra a União e contra o torturador. Eles exigiam direito de resposta. A gestão passada recorreu do cumprimento da decisão. 

Já o atual governo federal divulgou que tem total concordância com a decisão da Justiça. Por isso, foi determinada a publicação do seguinte conteúdo. “O governo brasileiro, na atuação contra a guerrilha do Araguaia, violou os Direitos Humanos, praticou torturas e homicídios, sendo condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por tais fatos. Um dos participantes destas violações foi o Major Curió e, portanto, nunca poderá ser chamado de herói. A Secom retifica a divulgação ilegal que fez sobre o tema, em respeito ao direito à verdade e à memória", fecha a mensagem. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo