Uma data para lembrar que todos podem agir para tornar o mundo um lugar melhor e inspirar mudanças. Com o lema “Está em suas mãos”, a Organização das Nações Unidas celebra, em 18 de julho, o Dia Internacional de Nelson Mandela “em reconhecimento à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura de paz e liberdade”.
Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Cabo Oriental, na África do Sul. Formado em Direito, foi um dos primeiros advogados negros de seu país. Nos anos quarenta, liderou o movimento contra o apartheid e, em 1962, foi preso por traição e condenado à prisão perpétua.
Em 1990, após 27 anos na cadeia, conquistou a sua liberdade. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. E, no ano seguinte, Mandela foi eleito e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul.
Durante seu mandato, defendeu a democracia e o fim do sistema de segregação racial. Mandela acreditava que “a paz não é apenas a ausência de conflito; a paz é a criação de um ambiente onde todos possam florescer, independentemente de raça, cor, credo, religião, gênero, classe, casta ou qualquer outro marcador social de diferença”.
Mesmo após a sua morte em 2013, Nelson Mandela segue como um símbolo de luta por justiça e igualdade. Em 2015, a Assembleia Geral da ONU também passou a abordar a promoção de condições humanas nas prisões no Dia Internacional de Nelson Mandela.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação e apresentação:: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 10/01/2025 - Inflação oficial do país em 2024 é de 4,83%, acima do limite da meta
Percentual é o mais alto desde 2022 (5,79%)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 28/09/2024 - Criança em creche. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 21/02/2024 - Neste ano, até o último dia 17 de fevereiro, 86 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço em todo o estado. Dessas, 15 mortes foram em Santos, 14 em Guarujá, sete em Cubatão e nove em São Vicente, duas em Praia Grande, chegando a 47 mortes em municípios da Baixada Santista.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alan Santos/PR Presidente da República Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente dos Estados Unidos Donald Trump.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal/divulgação Brasília (DF) 18/10/2024 - PF faz nova ação para combater corrupção de fiscais da ANTT
Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)