Histórias Raras #5 🎙️ Raros e nada típicos
Na segunda temporada de Histórias Raras, a gente conversa com pessoas que tiveram o diagnóstico de alguma neurodivergência depois de adultas. No episódio #5 Raros e nada típicos, Alana Yaponirah e Fábio Cizotti relatam o baque de se descobrirem com cérebros atípicos depois dos quarenta anos de idade.
Alana é terapeuta, divorciada, mãe de dois filhos e tem transtorno do Déficit de Atenção (TDAH). Em 2022, a lei 14.420 de 2022 instituiu a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As ações de conscientização devem ocorrer sempre na semana que abrange 1º de agosto.
No caso de Alana, apesar dos sintomas começarem ainda na infância, o diagnóstico chegou depois de uma vida típica, cheia de altos e baixos. Por isso, Alana nos ajuda a entender o impacto do diagnóstico tardio de uma neurodivergência.
E Fábio Cizotti faz ponte entre a primeira e a segunda temporada de Histórias Raras. Em 2021, ele se descobriu com a Síndrome de Tourette durante um evento sobre doenças raras. Essa comorbidade neurológica gera tiques motores e vocais involuntários. Além de não ter cura, parece não ser tão rara assim. Saiba o porquê ao longo do episódio.
Você pode ouvir o episódio na íntegra. Se preferir, pode navegar pelas partes abaixo até o trecho desejado: