O Ministério Público do Trabalho realiza agora em julho uma campanha para conscientizar sobre a importância do combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho semelhante à escravidão. As ações foram elaboradas em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em 30 de julho.
De acordo com dados mais recentes do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho, os três principais estados-origem das vítimas de tráfico de pessoas são Minas Gerais, Maranhão e Bahia.
O procurador do Trabalho Manoel Adroaldo alerta sobre o perfil das vítimas. Jovens atletas, modelos, trabalhadores domésticos, da construção civil ou de atividade rural, são alguns dos alvos preferidos, atraídos por promessas de salário acima do mercado.
O sergipano Francisco Passos Santos, conhecido como Chiquinho do Além Mar, foi convidado no ano passado para fazer um “repente” sobre o tema para os passageiros do Terminal Rodoviário em Aracaju, local por onde passam muitas das possíveis vítimas. Mas o artista apresentou uma proposta alternativa.
A campanha do MPT é nacional e tem como slogan Desconfie de propostas encantadoras. E, o artista Chiquinho do Além Mar deixa o recado:
“O tráfico de pessoas é uma calamidade e o MP do Trabalho já tem ações na cidade para banir este mal da nossa comunidade. Participe, denuncie do jeito que lhe convém. No aplicativo, no site ou então disque no 100. Discando 180 se denuncia também”.