logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Conselho Tutelar: participação de eleitores aumenta este ano

Baixar
Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
02/10/2023 - 12:28
Brasília

As eleições para os Conselhos Tutelares devem bater recorde neste ano. A expectativa é de aumento de 10% no número de eleitores, segundo o Ministério dos Direitos Humanos. 

Nesse domingo (1º), milhares de pessoas foram às urnas para eleger mais de 30 mil representantes dos direitos das crianças e adolescentes em mais de cinco mil municípios. 

Pelo menos 11 capitais apresentaram crescimento significativo no número de eleitores. 

Em Recife, houve aumento de 33 mil votos, saltando de 60 mil, em 2019, para 93 mil, neste ano.  

Já em Belém, o crescimento foi de quase 27 mil, no mesmo período. 

Goiânia e Campo Grande também registraram aumento de 19 mil e 16 mil votantes, respectivamente. 

O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Cláudio Augusto Vieira da Silva, comentou o aumento da participação social. 

Três cidades tiveram eleições indiretas nesse domingo: Uberlândia, em Minas Gerais, e Rio Largo e Santana do Ipanema, em Alagoas. 

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania vai acionar a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público contra essas votações para garantir eleições diretas nas cidades. 

Além disso, 18 municípios tiveram as eleições adiadas. Caso de quatro cidades do Rio Grande do Sul, por conta das fortes chuvas no estado.  

A lista dos candidatos eleitos deve ser divulgada até esta terça-feira (3) nos diários oficiais dos municípios. 

A posse dos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos.  

Os conselheiros têm a missão de proteger e garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados.  

Eles são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual, além de situações de trabalho infantil.   

x