Cúpula Social do Mercosul tem apelo por integração em direitos humanos

Evento foi retomado de forma presencial após sete anos

Publicado em 04/12/2023 - 16:08 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de sete anos, a Cúpula Social do Mercosul foi retomada de forma presencial nesta segunda-feira (4). Na abertura do evento, realizada no Museu do Amanhã, na região portuária do Rio de Janeiro, representantes de governo, da sociedade civil e do Parlamento do Mercosul destacaram a importância da participação social no debate e na construção da agenda política do bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que está suspensa.

Nos dois dias de Cúpula Social, vão ser tratados temas como equidade de raça e gênero, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, educação e trabalho.

A representante da sociedade civil do comitê organizador, Verônica Ferreira, lembrou que a Cúpula foi organizada em tempo recorde, a partir do seminário realizado em outubro, quando foram apontadas as propostas que já circularam no passado e serviram de base para a formulação da agenda da Cúpula Social. Ela destaca que a retomada da agenda social precisa avançar.

A embaixadora Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que o comércio entre os países do bloco cresceu 10 vezes desde que o Mercosul foi criado, e destacou o impacto social da relação econômica.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, lembrou que a promoção da igualdade racial é, também, um tema econômico.

Com uma mesa de abertura majoritariamente feminina, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou o desafio de discutir a misoginia, o ódio contra as mulheres.

Os debates na Cúpula Social seguem até esta terça-feira, e os resultados vão ser encaminhados para discussão durante o encontro dos chefes de Estado, que reúne os presidentes dos países do Mercosul e será realizado no dia 7 de dezembro.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Justiça decreta prisão de dois militares pelo furto de armas em SP

A prisão é preventiva. Se condenados, os militares poderão ser expulsos do Exército e receber penas de até 50 anos de prisão. 

Baixar arquivo
Segurança

PF investiga licitações feitas durante a pandemia de covid-19

A operação cumpriu mandatos de busca e apreensão em Roraima e Amazonas. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 1,5 milhão.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ouvidoria da Polícia de SP denuncia casos de execução pela PM

O relatório apresentado cita também duas invasões ilegais de domicílio, seis relatos de abusos policiais e uma tentativa de execução. Todas durante abordagens da Operação Escudo, no litoral paulista. A ação policial já deixou 33 civis mortos em supostos confrontos com a polícia

Baixar arquivo
Geral

No Acre, cheia dos rios deixa 17 municípios em situação de emergência

Nível do Rio Acre chegou, nesta terça-feira (27) a 16,2 metros. Segundo a Defesa Civil, mais de 5.500 pessoas estão desabrigadas e cerca de 5.700 desalojadas 

Baixar arquivo
Saúde

Saiba identificar os sintomas da dengue

Especialista alerta para os sintomas da dengue grave: dor abdominal, vômitos, desmaios, tonturas, sangramentos. Nesse caso o paciente requer hospitalização.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra 920 mil casos de dengue

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos.

Baixar arquivo