Foi lançada nesta quarta-feira em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Realizado pela UFF e ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos e Cidadania, o evento reúne filmes e oficinas gratuitas de cinema e educação em todo Brasil.
A mostra retorna depois de três anos sem contato com o público. Durante o evento o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou a importância do cinema e das artes.
O cineasta Silvio Tendler é o homenageado desta edição da Mostra. A agenda vai até março de 2024. Os filmes selecionados abordam diferentes assuntos como grupos em situação de vulnerabilidade, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.
Rita Oliveira, secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, destacou a relação entre a mostra e os temas de direitos humanos.
Além das capitais, em uma segunda etapa a mostra vai ser levada ao interior do estado.