Mostra de cinema e direitos humanos é lançada no Rio

Publicado em 07/12/2023 - 19:55 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Foi lançada nesta quarta-feira em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Realizado pela UFF e ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos e Cidadania, o evento reúne filmes e oficinas gratuitas de cinema e educação em todo Brasil.

A mostra retorna depois de três anos sem contato com o público. Durante o evento o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou a importância do cinema e das artes.

O cineasta Silvio Tendler é o homenageado desta edição da Mostra. A agenda vai até março de 2024. Os filmes selecionados abordam diferentes assuntos como grupos em situação de vulnerabilidade, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. 

Rita Oliveira, secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, destacou a relação entre a mostra e os temas de direitos humanos. 

Além das capitais, em uma segunda etapa a mostra vai ser levada ao interior do estado.  

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a Mesa Nacional de Negociação tripartite tem 90 dias para chegar a um acordo de como a determinação da Lei vai ocorrer.

Baixar arquivo
Geral

Polícia realiza operação contra lavagem de dinheiro de milícia

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira (28) operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro de um grupo miliciano, que controla territórios da zona oeste da capital fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra nova forma de transmissão do vírus da Zika e Chikungunya

Um estudo de nove pesquisadores da Universidade Federal de Goiás detectou ovos do mosquito Aedes aegypti já com a presença dos vírus causadores da zika, e da chikungunya. O resultado demonstra a transmissão vertical dos dois vírus, ou seja: que eles são passados de fêmeas adultas para as larvas depositadas por elas.

Baixar arquivo
Esportes

Superliga: Osasco vence o Sesc Flamengo no Maracanãzinho

Em jogo disputadíssimo na Superliga Feminina de vôlei, o time ganhou por 3 sets a 2.

Baixar arquivo
Justiça

TSE restringe uso da inteligência artificial nas eleições de 2024

A norma veta o deepfake e cria restrições ao uso de inteligência artificial. Fica restrito também o uso de chatbots para substituir pessoas reais nas ações de campanha.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D nacional para combater a dengue será realizado neste sábado

Conscientizar o país sobre medidas de prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti. Essa é ideia do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontece dia 2 de março.

Baixar arquivo