A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar na terra indígena do povo Avá-Guarani, após denúncia de um novo ataque, na noite da última quarta-feira (10), quando três indígenas foram baleados, no município de Guaíra, oeste do Paraná.
O Conselho Indigenista Missionário informou que as vítimas foram hospitalizadas e aguardam por cirurgia. Outro indígena foi atingido de raspão.
As denúncias são de que a ação violenta foi organizada por fazendeiros da região. Os Avá-Guarani passam por um longo processo de regularização fundiária, que chegou a ser cancelado na justiça a pedido da prefeitura de Guaíra.
Segundo a missionária Marina de Oliveira, ele foi retomado pela atual presidenta da Funai, Joenia Wapichana.
O Ministério dos Povos Indígenas esteve no local dos ataques, nesta semana, e conversou com lideranças e com a Polícia Federal.
Em dezembro, os Avá-Guarani realizaram ações de retomada dentro de duas das 18 tekohas, que são aldeias da terra indígena. Eles passaram a sofrer agressões por parte de não indígenas. Nos dias 23 e 24 de dezembro, outros quatro indígenas já haviam sido atacados por uma milícia rural.
Nossa produção questionou como será a atuação e quando a Força Nacional chegará ao local, mas ainda não teve retorno.
Em nota e em um vídeo publicado em redes sociais, a prefeitura de Guaíra, no Paraná, informou que recebeu a visita do secretário de Segurança Pública do estado, junto com representantes das polícias Federal, Civil, Militar para discutir melhorias na segurança. Foram citadas "pessoas feridas", mas em nenhum momento a questão "indígena" foi comentada na nota ou na fala do prefeito Heraldo Trento.
O governo do Paraná marcou nova reunião, na próxima terça-feira (16), em Curitiba, sobre o caso.
![Marcello Casal JrAgência Brasil O ministro da Casa Civil, Braga Neto, participa da coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 23/04/2024 Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)