O primeiro grupo de trabalho do G20 para empoderamento das mulheres começou a funcionar nesta quarta-feira (17). A ministra das mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama Janja da Silva fizeram a abertura da reunião técnica on-line.
Os três grandes temas definidos pelo Brasil, que preside o G20, são a igualdade entre homens e mulheres; o enfrentamento à misoginia e a violência; e a justiça climática, já que as consequências de desastres recaem principalmente sobre as mulheres.
A ministra Cida Gonçalves afirmou que o Brasil entregou uma nota técnica com as primeiras propostas e ideias que vão ser avaliadas pelos países. A lei de igualdade salarial foi uma das experiências apresentadas.
A reunião do GT acontece nesta quarta e quinta (18). A aposta é no diálogo para chegar a consensos e definir como países ricos podem ajudar os menos desenvolvidos, segundo a ministra.
Além dos membros do G20, seis países convidados e entidades internacionais participam do GT. Segundo a ministra, a primeira reunião presencial vai acontecer em maio no Brasil.