Incitação a crimes contra a vida na internet lidera violações

Publicado em 24/01/2024 - 11:45 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em cinco anos, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania identificou 76.100 casos de incitação a crimes contra a vida na internet. Eles lideram as violações de direitos humanos. 

Os crimes de ódio na internet chegaram, em 2022, a 74.100 casos. O maior registro desde 2017, segundo a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da organização SaferNet.   

Na sequência, está a misoginia com 74.300 casos. Esse foi o crime que mais cresceu. Passou de 961 denúncias, em 2017, para mais 28 mil em 2022, representando um aumento de quase 30 vezes.   

Os números estão no Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que reúne dados sobre direitos humanos no país.      

Duzentas e noventa e três mil e duzentas denúncias de crimes de ódio foram registradas no período, motivadas por preconceito ou intolerância contra grupos ou indivíduos por sua identidade ou orientação sexual, gênero, etnia, nacionalidade ou religião.  

Na internet, crimes podem assumir diversas formas, como: ofensas, ameaças, injúrias, difamações, incitações à violência, apologias ao crime e divulgação de imagens ou vídeos humilhantes.  

Durante os cinco anos também outras denúncias que tiveram destaque foram os casos de racismo, neonazismo, LGBTfobia, xenofobia e intolerância religiosa.  

* Título, texto e áudios atualizados às 11h45, de 24/01/2024, para acréscimo de informações.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de novos alagamentos no Sul

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal libera crédito de R$ 12,2 bilhões para o RS

Crédito será usado para ações emergenciais como compra e distribuição de alimentos e reposição de medicamentos.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar rendimentos de herança no Imposto de Renda de 2024?

Saiba como declarar os ganhos advindos de uma herança na declaração do Imposto de Renda 2024. 

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Primeiro Giro D'Itália

A hora está próxima. A batalha se aproxima. Os entusiastas do ciclismo de todas as nações admiram e esperam por você. Seu belo e ousado gesto marca o começo da vitória. Existe a alma de um vencedor em cada um de vocês”.

Baixar arquivo
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo