Central de Atendimento à Mulher recebeu 598 mil ligações em 2023

Publicado em 27/02/2024 - 12:47 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

A Central de Atendimento à Mulher recebeu mais de 568 mil ligações ao longo de 2023, por meio do Ligue 180. Isso equivale a 1.558 ligações a cada dia. Esse volume de denúncias de violências contra mulheres representa um aumento de 23% em relação ao ano anterior, passando de 87 mil para mais de 114 mil. Também aumentou em 25%, o número de violações, chegando a quase 600 mil denúncias em 2023. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (26), pelo Ministério das Mulheres.

Nove em cada dez denúncias dizem respeito a ameaças à integridade psíquica, física, negligência ou patrimonial. A segunda maior violação foi o impedimento das mulheres terem liberdade individual, sexual, de crença, de trabalho ou de expressão: mais de 33 mil. O "risco à vida" das mulheres foi citado em 862 denúncias. As demais denúncias disseram respeito a direitos sociais, violência institucional, entre outras violações.

De acordo com a coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, Ellen Costa, as mulheres podem ter medo de seguir em frente com uma denúncia, por achar que perderiam a casa ou a guarda dos filhos. Mas, aí, as atendentes repassam informações para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas.

Mais da metade das ligações de mulheres buscando algum tipo de atendimento, foram feitas na região Sudeste, 288 mil chamadas. Em seguida, da região Nordeste, quase 137 mil ligações. Já as regiões Norte e Centro-Oeste, tiveram menos chamadas, totalizando pouco mais de 40 mil ligações.

O Ligue 180 é um canal público e de graça, que orienta as mulheres sobre os mais diversos direitos, além dos serviços especializados mais próximos. Ele funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo