Governo cria ação para combater violência contra crianças no Carnaval
Nesta segunda-feira (5), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania começa as postagens nas redes sociais da campanha para prevenir e combater violações contra crianças e adolescentes durante o Carnaval. O mote é “Respeito e Cuidado”
As ações contam com apoio do cantor e compositor Saulo Fernandes, que aceitou o convite para ser embaixador da iniciativa.
Uma das ações é uma gravação, em ritmo de pagode baiano, convocando foliões para o “Bloco do Disque 100”, um incentivo à denuncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, abuso de álcool e drogas, trabalho infantil, negligência e pessoas desaparecidas. É o que explica o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva.
Das 430 mil denúncias recebidas no ano passado, mais da metade foram referentes à violência contra crianças e adolescentes, o grupo social mais vulnerável do país. Em 2023, o serviço registrou um aumento de 45% nas denúncias recebidas.
Nas aglomerações de carnaval, todo cuidado é pouco com as crianças, e deve começar com as atenções mais básicas, lembra o secretário Cláudio Augusto Vieira da Silva.
O Disque 100 é de graça, funciona sem parar e também pode ser acionado pelo site do Ministério dos Direitos Humanos e WhatsApp (61) 99611-0100.