![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 22/02/2023 - Apresentação do bloco Mulheres Rodadas, no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Não é Não! E as Mulheres têm que ficar atentas aos seus direitos, principalmente no carnaval quando o assédio aumenta e muito. O protocolo "Não é Não" foi criado no final ano passado e uma das ações adotadas este ano em conjunto entre os ministérios das Mulheres e do Turismo é um guia para orientar empresários do turismo sobre o que diz a lei do Não É Não.
Em linguagem acessível, a publicação informa sobre os deveres dos estabelecimentos comerciais diante da ocorrência de constrangimento ou violência contra as mulheres em boates, casas noturnas, shows musicais ou em eventos esportivos. O local que cumprir as regras vai ganhar o Selo Não É Não - Mulheres Seguras e o nome da casa fará parte de uma lista pública.
O Ministério do Turismo vai desenvolver ainda ações de combate à misoginia em locais com grande fluxo turístico, em especial em grandes eventos, como o carnaval.
Durante o período carnavalesco, os dois ministérios também divulgam uma série de mensagens nas mídias sociais oficiais, destacando a obrigatoriedade do respeito às mulheres e orientações para as foliãs que se sentirem importunadas ou agredidas. A principal é o contato com o Ligue 180.
Aliás, sobre o 180, Outro Serviço lançado pelo Ministério das Mulheres foi o Painel Ligue 180. Que está disponível no site gov.br/ mulheres. Lá são mais de 2.500 serviços que fazem parte da rede de atendimento às mulheres em situação de violência no país, atualmente cadastrada na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180.No Painel também é possível encontrar contatos e endereços de locais de acolhimentos e denúncia.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Milton Padovan/Embrapa Exemplares de sementes crioulas e outras variedades, como Crotalaria Ochroleuca, Crotalaria juncea, feijão de porco, mucuna preta, feijão comum, milho branco, milho amarelo azedo, maracujá, abacaxi.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gil Ferreira/Agência CNJ Conselho Nacional de Justiça (CNJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados Fábrica da Yamaha. Linha de montagem de motocicletas Yamaha. Chão de fábrica.
Manaus (AM) 26.10.2010 - Foto: José Paulo Lacerda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![nuzeee/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada. Foto: nuzeee/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil chuva em São Paulo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)