Ouvidoria da Polícia de SP denuncia casos de execução pela PM

Publicado em 27/02/2024 - 16:25 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Ouvidoria de Polícia de São Paulo e organizações da sociedade civil entregaram à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, nessa segunda (26), um relatório com denúncias de cinco casos de execução sumária pela Polícia Militar. 

Também são citadas duas invasões ilegais de domicílio, seis relatos de abusos policiais, e uma tentativa de execução, durante abordagens da Operação Escudo, dos dias 7 a 9 deste mês, no litoral paulista. 

A última etapa da Operação Escudo começou no último dia 2, em reação à morte de um policial militar da patrulha Rota. Até essa segunda-feira, a operação já deixou 33 civis mortos em supostos confrontos com a polícia.

Para o presidente do Condepe, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, Dimitri Sales, a Operação Escudo deveria ser encerrada imediatamente. Ele justifica:

"De modo geral, a Operação Escudo não atingiu seu objetivo de trazer sensação de segurança. E, mais do que isso, ter ampliado as vítimas. agora não só a sociedade civil é vítima de atos ilegais por parte da polícia, como a reação de bandidos tem gerado a morte de policiais e agentes da segurança pública". 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública paulista informou  que, os casos de mortes decorrentes de intervenção policial são consequência da reação violenta de criminosos à ação da polícia no combate ao crime organizado, que vitimou três policiais militares neste ano. E informa ainda que as corregedorias estão à disposição para formalizar e apurar toda e qualquer denúncia.

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo