O Governo do Distrito Federal vai divulgar até o fim do mês um plano de ação para reduzir a população de rua. O documento está quase pronto e aguarda sugestões do Ministério Público do DF.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explicou que uma das ações vai ser executada nesta sexta-feira (15), com o acolhimento de pessoas em situação de rua que vivem acampadas em frente a uma das unidades, um centro POP, na região central de Brasília.
Um levantamento de 2022, do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, mostra que o DF tem mais de 2.900 pessoas vivendo nas ruas.
Um dos pontos do plano prevê a criação de duas mil vagas para pernoite, além das casas de acolhimento, onde as pessoas podem ficar por mais tempo.
No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes proibiu a retirada e o transporte forçado de pessoas em situação de rua aos abrigos. E também determinou que o governo federal criasse uma política nacional para acolhimento dessa parcela da população.
Durante apresentação do plano, nesta quinta-feira, em Brasília, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, explicou que o documento já vinha sendo elaborado e que está aprovado pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo com a determinação da Corte para que o governo federal elaborasse um projeto nacional.
O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, reforçou que o plano do governo local é para acolher essas pessoas e que a desocupação de áreas públicas vai ser uma consequência.
Rocha adiantou que o projeto envolve ação de diversas secretarias do Distrito Federal. O projeto inclui serviços de pernoite, hospital veterinário, atuação em áreas de mendicância e em ocupações irregulares.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Thomas White/Direitos reservados Logotipo do Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Reuters Palestinians in Gaza laid the body of slain Al Jazeera cameraman Samer Abu Daqqa to rest on Saturday (December 16), the day after he was killed in southern Gaza.
Frame Reuters](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)