Seis anos após morte, instituto mantém legado de Marielle Franco

Publicado em 14/03/2024 - 08:57 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes ainda faz ecoar o grito por justiça.  Seis anos após o crime, muitas perguntas sobre os culpados continuam sem resposta. Mesmo assim, a história de luta da parlamentar permanece viva no Instituto criado em resposta ao ato violento.

Inaugurado em 2019, o Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família da vereadora, com o objetivo de defender a memória e multiplicar seu legado, além de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem em busca de um mundo mais justo e igualitário.

A diretora-executiva do Instituto, Lígia Batista, destaca a importância de pensar o futuro.

Ainda de acordo com Lígia Batista, o instituto tem como um de seus pilares a luta por justiça, além de atuar como uma rede de sementes.

Professora de 40 anos, Raquel Marte mora em Niterói - Região Metropolitana do Rio. Há um ano, ela integra a rede sementes e ressalta o papel da educação e o foco do instituto no cuidado.

Para Marinete da Silva, mãe de Marielle, a luta pelos direitos humanos, travada pela filha, é um legado a ser preservado. Dona Marinete segue, incansável, na luta por justiça.

Os ideais da socióloga e ex-vereadora Marielle Franco seguem como objetivo daqueles que lutam por um mundo melhor, com respeito, democracia e justiça social.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Mais de 61 mil pessoas e 8.500 animais foram resgatados no RS

Sobe para cem o número de mortos na tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. Mais de 1,4 milhão de pessoas sofrem com as enchentes.

Baixar arquivo
Geral

CCJ do Senado aprova aumento de cotas raciais para concursos públicos

A proposta aumenta de 20% para 30% a cota para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. 

Baixar arquivo
Geral

UNE pede medidas emergenciais para universidades e estudantes do RS

Uma das solicitações é orçamento extra para garantir assistência aos universitários que moravam na Casa do Estudante. 

Baixar arquivo
Geral

Ciclone extratropical pode atingir Rio Grande do Sul

Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores, evitar estacionar veículos perto de torres de energia e, se possível, desligar o quadro geral de energia.

Baixar arquivo
Internacional

Manifestantes acampam na USP em solidariedade ao povo palestino

A ação se assemelha ao que ocorre em diversas universidades nos Estados Unidos, em que estudantes também protestam contra o genocídio em Gaza. 

Baixar arquivo
Economia

Inundações no RS afetam a agricultura e a pecuária do estado

Ainda não é possível precisar o tamanho do impacto sobre os sistemas de produção agrícola vegetal e animal, nem mensurar os efeitos desse desastre na comercialização dos produtos.

Baixar arquivo