60 anos do golpe: Série aponta a resistência da cultura na ditadura

Neste primeiro episódio especialistas refletem sobre a MPB

Publicado em 06/04/2024 - 08:15 Por Carol Barreto, Repórter da Rádio MEC - Rio de Janeiro

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que vai contar como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Nesta primeira reportagem o tema é a ousadia dos artistas da MPB. 

A resistência estava nas ondas do rádio e nos festivais da canção!

"Eu digo sim...

Eu digo não ao não....

E eu digo é proibido proibir"

Esse refrão contagiante em plena ditadura fez de Caetano Veloso um dos músicos mais vigiados pelo regime. A ele se juntariam outras figuras de igual talento, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Milton Nascimento, Rita Lee e Raul Seixas. Todos eles tiveram problemas com
a censura e vários chegaram a ser presos, torturados e até mesmo exilados.

Professor da Escola de Comunicação da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leonardo De Marchi discorda de uma visão que atribui à repressão do regime ditatorial a pujança da música brasileira no período.

E o professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF - Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da instituição, Felipe Trotta afirma que não é à toa que todos os governos autoritários impedem a circulação de certas músicas.

O também professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, Marildo Nercolini observa que o cerco do regime foi se fechando contra os artistas mais a partir de 1968. 

Clique aqui e acompanhe os outros episódios!

* O especial conta com a colaboração de Beatriz Arcoverde, da Radioagência Nacional.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo