O Estado brasileiro pediu desculpas aos indígenas Krenak e Guarani Kaiowá por perseguições na ditadura militar e concedeu as primeiras reparações coletivas da história.
O julgamento foi realizado pela Comissão de Anistia nesta terça-feira (2), em Brasília.
O colegiado aceitou os pedidos de reparação, que haviam sido negados pelo governo anterior.
De joelhos, a presidente da comissão, Eneá de Stutz e Almeida, pediu perdão.
A liderança e matriarca do povo Krenak, Djanira Krenak, lembrou do sofrimento que seu povo passou naquela época.
Já o cacique Tito Vilhalva, ancião Guarani Kaiowá, cobrou a demarcação das terras indígenas.
Após conceder a anistia política coletiva, a comissão vai encaminhar para os órgãos dos Três Poderes recomendações que incluem demarcação de terras e reunião dos povos indígenas.
![Governo do Estado do Ceará/Divulgação Brasília (DF) 27/01/2025 - XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará contam com a participação de 900 indígenas
Foto: Governo do Estado do Ceará/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![rupixen/Pixabay Cartões de Crédito. Foto: rupixen/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 26/01/2025 - Forte chuva causa alagamento na entrada do estádio do MorumBIS. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)