Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios
![Imagens/TV Brasil Grávidas no ambulatório da Maternidade da Encruzilhada, no Recife](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.
Isso ocorre porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), para garantir esses direitos a todas as servidoras da administração pública federal.
O parecer da AGU segue o entendimento adotado pelo STF, o Supremo Tribunal Federal, que julgou e concluiu em outubro de 2023 que a trabalhadora gestante tem direito à licença-maternidade, "independentemente do regime jurídico aplicável, seja contratual ou administrativo, mesmo que ocupe cargo em comissão ou seja contratada por tempo determinado".
Por lei, os cargos em comissão não conferem a estabilidade garantida aos servidores efetivos. O parecer ressalta que a medida vai garantir o direito à igualdade das mulheres e a proteção da primeira infância.
No Brasil, a Constituição prevê licença-maternidade de 120 dias e estabilidade provisória à gestante desde a ciência da gravidez até cinco meses após o nascimento da criança.
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Walterson Rosa/MS Rio de Janeiro (RJ), 07/02/2025 - A ministra da saúde, Nísia Trindade, durante visita ao hospital federal do Andaraí. Foto: Walterson Rosa/MS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)