O Incra fez um acordo de regularização fundiária em favor da comunidade quilombola do Povoado Charco, em São Vicente Férrer, cidade a cerca de 100 km de São Luís, no Maranhão. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, o quilombo existe há mais de 200 anos e, atualmente, 70 famílias vivem lá.
Com o acerto judicial, a posse das últimas duas Fazendas, Juçaral e Juçaral II, passa para o Incra. As três outras fazendas da região já foram titularizadas, explicou Jose Carlos Nunes Junior, superintendente do instituto no Maranhão.
O Ministério Público Federal participou do acordo, homologado no último dia 18 e que encerra graves conflitos fundiários entre a comunidade quilombola, trabalhadores rurais e proprietários. Conflitos que resultaram inclusive no assassinato do líder quilombola Flaviano Pinto Neto, em 2010. O processo de titularização havia começado um ano antes.
Jose Carlos Nunes Junior, superintendente do Incra, não estipulou tempo para o fim da titularização, mas considera uma "prioridade".
Segundo o projeto Mapa de Conflitos, da Fiocruz, a ocupação por fazendeiros já descaracterizou antigas práticas da comunidade, por exemplo, transformando o solo em pastagens para criação de gado.
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan Rocha/Agência Brasil Porto Alegre, 03/05/2024, Prefeitura de Porto Alegre a esquerda e o Mercado Municipal a direita, alagados, após chuva intensa. Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Duarte/Internacional/Direitos Reservados internacional, Gabriel Carvalho](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação Marina Colasanti](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)