“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Publicado em 16/04/2024 - 19:52 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Esta semana é marcada pelo Dia dos Povos Indígenas, comemorado na próxima sexta-feira, 19 de abril.

A data celebra a diversidade cultural e étnica dos povos originários e chama atenção para as grandes demandas dos indígenas, como destacou a presidente da Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana.

“Ainda continua a demanda pela demarcação das terras indígenas. Segundo a gestão territorial, pra que eles possam desenvolver seus projetos, sustentabilidade, projeto do Bem Viver, como nós chamamos, mas também ter uma ação de proteção dos seus direitos, a proteção da sua segurança física, a proteção para que os povos indígenas continuem a existir com suas próprias identidades. E que não sofram violência, porque são indígenas”.

A presidente da Funai ainda falou sobre as ações da Fundação para evitar mortes dos Yanomamis em Roraima, como as ocorridas nos dois últimos anos quando cerca de 700 indígenas morreram.

“Essa semana deu início à operação civil para questão da distribuição das cestas de alimentos. Foi o contrato que o ministério dos Povos Indígenas e o da Gestão e Inovação firmaram para iniciar a entrega. E a Funai junto. A gente não quer ver ninguém morrendo de fome. Quem tem fome, tem urgência. Funai já está entregando, desde o ano passado, mas vai continuar entregando, os kits de ferramentas para fortalecer a agricultura indígena, para que os yanomamis possam ter condições e ferramentas para continuarem as suas roças comunitárias”.

De acordo com a Funai, a proteção social e a cidadania dos povos indígenas têm sido resgatadas com mutirões para que indígenas tenham acesso à documentação civil. Com isso, eles podem ter acesso a programas sociais e benefícios trabalhistas e previdenciários. Segundo a Funai, no ano passado 23 mil indígenas foram atendidos nesses mutirões, com 57 mil pedidos previdenciários.   

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Divórcios consensuais poderão ser feitos em cartório, decide CNJ

Decisão do Conselho Nacional de Justiça oficializa procedimento que já é aceito em diversos estados e vale também para inventários e partilha de bens. Questões como guarda, visitação e verbas alimentares têm que ser resolvidas antecipadamente na Justiça.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Palmeiras x Botafogo

Pela Copa Libertadores da América, o Fluminense eliminou o Grêmio nos pênaltis no Maracanã.

Baixar arquivo
Esportes

Paris 2024: Carla Maia, mesatenista paralímpica, em busca de medalhas

Repórter da EBC, Carla é a quinta mesatenista do mundo na classe 1 e já foi oito vezes campeã brasileira nas classes 1 e 2. A atleta vai disputar pela primeira vez a Paralimpíada. Um sonho que busca há mais de 20 anos.

Baixar arquivo
Política

Políticos condenados ficarão inelegíveis por menos tempo, aprova CCJ

Texto segue, em regime de urgência, para o Plenário do Senado. Um dos idealizadores da lei, o juiz Marlon Reis, diz que as mudanças vão favorecer, por exemplo, condenados por crimes como estupro e homicídio. O relator, senador Weverton, do PDT do Maranhão, afirma que o projeto corrige distorções.

Baixar arquivo
Política

Três Poderes assinam Pacto pela Transformação Ecológica

Executivo, Legislativo e Judiciário se comprometem a atuar em harmonia e de forma integrada na mudança de rumos do Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

PE confirma terceiro caso de Oropouche em feto

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou a presença do vírus da febre Oropouche em mais um feto. Esse é o terceiro caso no estado. A mãe do bebê vive na cidade de Machados, na região agreste pernambucana.

Baixar arquivo