Resistência da cultura na ditadura: sambistas criticavam a pobreza

Nos 60 anos do golpe saiba como sambistas driblavam o regime militar

Publicado em 07/04/2024 - 08:15 Por Carol Barreto, Repórter da Rádio MEC - Rio de Janeiro

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que conta como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Nesta segunda reportagem você vai saber como os sambistas driblavam o regime militar, e a crítica se concentrava em temas como pobreza e desigualdade. A resistência estava no samba!

"Essa brisa que a juventude afaga
 Esta chama que o ódio não apaga
 Pelo universo é a evolução
 Em sua legítima razão"

Este trecho do samba Heróis da Liberdade, da Império Serrano de 1974, foi censurado pela ditadura empresarial-militar. Originalmente, o último verso falava em “revolução em sua legítima razão”, mas no final trocou-se a palavra “revolução” por “evolução”, sem dúvida um termo mais palatável ao regime
vigente.

Historiador e compositor de samba enredo, Fernando Diniz pontua que em ocasiões assim os sambistas driblavam o regime por meio da malandragem. Diniz afirma que as escolas de samba como instituições muito pouco fizeram para driblar a ditadura, isto era feito pelos compositores e sambistas (as pessoas físicas).
Ele aponta a natureza do interesse do regime em construir uma relação harmoniosa com as escolas de samba. Ele destaca que era interesse do regime em vigor na época que as pessoas ficassem no samba, uma diversão barata, ao invés de combater a situação política.

Clique aqui e acompanhe os outros episódios!

* O especial conta com a colaboração de Beatriz Arcoverde, da Radioagência Nacional.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Internacional: primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, sofre atentado

Robert Fico permanece internado em estado gravíssimo, porém estável. Ele se tornou no primeiro líder político europeu a sofrer uma tentativa de assassinato em mais de 20 anos.

Baixar arquivo
Política

TSE estabelece critérios para fraudes à cota de gênero nas eleições

Prestação de contas zerada e ausência de atos efetivos de campanha são exemplos dos critérios que configuram fraude á cota. A medida orienta partidos já para as eleições municipais deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

Judiciário repassa R$ 130 milhões para Rio Grande do Sul

Durante a reunião preparatória para o próximo Encontro Nacional do Poder Judiciário, ministro do STF Luís Roberto Barroso comentou o repasse para os gaúchos. 

Baixar arquivo
Geral

Municípios gaúchos vão receber R$ 186 milhões para recuperação

Recursos vão ser liberados pelo governo federal para ações de Defesa Civil. Nesse primeiro momento, 235 planos de recuperação foram aprovados. Outros 94 estão em análise.

Baixar arquivo
Saúde

Manifestantes reivindicam retorno do aborto legal em São Paulo

Cremesp afirma que respeita o direito da mulher ao aborto legal. Prefeitura diz que o serviço de aborto legal tem funcionado em outras unidades de saúde municipais. 

Baixar arquivo
Geral

RS: prefeitura de Pelotas alerta para novos alagamentos

O canal de São Gonçalo bateu o recorde histórico de 2,89 metros, um centímetro a mais do registrado na enchente de 1941.

Baixar arquivo