Segurança no RS será reforçada com PMs de São Paulo

Agentes vão atuar no batalhão humanitário

Publicado em 26/05/2024 - 18:47 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para reforçar a segurança pública do Rio Grande do Sul, a Polícia Militar de São Paulo envia, nesta segunda-feira, mais 150 policiais ao estado. Os agentes vão atuar no batalhão humanitário que presta apoio logístico ao povo gaúcho, e vão utilizar 50 viaturas.  

Com mais este reforço de PMs, o Rio Grande do Sul passa a ter apoio de 400 policiais militares, civis e do corpo de bombeiros, enviados pelo Estado de São Paulo. Entre os socorros prestados pelos agentes, está o Cavalo Caramelo, retirado de um telhado após quatro dias, na cidade de Canoas, por bombeiros militares.

Durante um mês de arrecadação, a Defesa Civil já distribuiu, em todo o estado, mais de 1,5 milhão de litros de água, para o povo gaúcho; e mais de 200 toneladas de alimentos. O estado recebe, ainda, doações de itens de limpeza e higiene, cobertores, móveis, materiais de construção e ração animal. Tudo em bom estado e dentro da data de validade.

As agências dos Correios de todo o Brasil estão recebendo e encaminhando, de graça, as doações para o povo gaúcho. Segundo a empresa pública, estão sendo priorizados itens como: água, alimentos da cesta básica, ração para pets, material de limpeza seco e de higiene pessoal, como escovas de dentes, absorventes, fraldas infantis e geriátricas.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Akemi Nitahara

Últimas notícias
Educação

Inscrições do Enem para estudantes gaúchos encerram na sexta

Segundo o Ministério da Educação, foram cinco milhões de inscrições em todo o país, sendo quase 260 mil candidatos do Estado.

Baixar arquivo
Geral

RS e SC estão com novo alerta de tempestades para a semana

Até a quarta-feira, os acumulados variam entre 80 e 150 milímetros no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm; e de 100 a 200 milímetros no sul catarinense.
 

Baixar arquivo
Esportes

Sesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de basquete feminino

A equipe do Sesi Araraquara venceu o Aguada, do Uruguai, por 87 a 69.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast joga holofote na falta de doação de roupas plus size para o RS

Neste primeiro episódio, chamado Caos, você vai conhecer o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size, criada e liderada por Viviane Lemos. Ela teve a sorte de não ter sido atingida pessoalmente pelos efeitos das chuvas, o que a permitiu, ainda nos primeiros dias das enchentes no estado, ativar uma mobilização para ajudar as pessoas afetadas.

Baixar arquivo