Em nota, Conanda diz que PL do Aborto é violação de direitos

Publicado em 14/06/2024 - 12:29 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) divulgou nota contra o Projeto de Lei que pretende equiparar o aborto em gestações acima de 22 semanas ao crime de homicídio, mesmo nos casos permitidos pela lei, como estupro e risco de vida à mãe.

Segundo Marina de Pol, presidente do Conanda, o projeto representa uma violação de direitos e impacta, principalmente, a vida de crianças e adolescentes

A presidente do Conselho avalia que a proposta ignora a realidade das crianças e mulheres que enfrentam situações de estupro. Ela enfatiza que essas pessoas não podem ser submetidas a uma nova violência, com a obrigação de gestar e parir.

A entidade ressalta que, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, 8 em cada 10 vítimas de violência sexual eram crianças e adolescentes e aproximadamente 61 por cento das vítimas de estupro tinham no máximo 13 anos.

Dados do mesmo ano demonstram também que mais de 56 por cento das vítimas de estupro e estupro de vulnerável eram pretas ou pardas.

O projeto do deputado Sóstenes Calvancanti,  prevê pena de até 20 anos de prisão para a mulher que interromper a gestação.

A pena é o dobro da prevista para estupro no Brasil, que é de 6 a 10 anos. Esta semana, a Câmara aprovou que ele seja votado em regime de urgência, o que dispensa a tramitação pelas comissões.

Os defensores da matéria alegam que fetos com mais de 22 semanas já são viáveis e uma violência cometida contra uma pessoa não pode justificar a morte de outra.

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria: PL do estupro coloca maternidade desejada em pauta

A gravidez desejada e os direitos reprodutivos serão tema de debate organizado por cientistas sociais. Assunto entra em pauta com aprovação do regime de urgência do PL 1904 que equipara o aborto, mesmo no caso de gravidez resultante de estupro, a homicídio 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Golpes pela internet aumentam contra população idosa

Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos. No Dia Nacional de Combate a Violência contra o idoso, lembrado em 15 de junho, uma das orientações é redobrar a atenção para esses riscos.

Baixar arquivo
Geral

Governo não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz Padilha

A declaração vem após a Câmara dos Deputados aprovar regime de urgência do projeto que iguala o aborto, depois de 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio. Com isso, a pena máxima para quem fizer o procedimento, aumenta de dez para 20 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais

A prioridade é combater a estiagem e incêndios na Amazônia e no Pantanal. 

Baixar arquivo
Geral

Chiquinho Brazão deve depor no Conselho de Ética da Câmara

Chiquinho, junto com o irmão, Domingos Brazão, é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. No Conselho de Ética, que pretende ouvir outras 14 pessoas, a penalidade mais grave é a cassação do mandato.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Fluminense x Atlético Goianiense

Fim de semana movimentado com jogos pelo Brasil e pelo mundo. Tem Eurocopa, Campeonato Brasileiro, Série B e Brasileirão Feminino. 

Baixar arquivo