SP: autor retira projeto que prevê multas para quem distribui marmitas

Publicado em 28/06/2024 - 18:36 Por Daniella Longuinho* - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diante da repercussão negativa, nas redes sociais, do projeto que previa multas de R$ 17 mil a quem distribuísse marmitas aos sem teto da cidade de São Paulo, o autor do projeto, vereador Rubinho Nunes, do União, publicou nota na tarde desta sexta-feira (28), informando que a tramitação vai ser suspensa imediatamente.

Segundo o parlamentar, o objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade civil, ONG’s e demais associações e buscar o aperfeiçoamento do texto para que a finalidade do projeto seja atendida.

Nessa quinta-feira, o projeto de Lei foi aprovado em primeira votação na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Além da multa, o texto prevê regras tanto para ONGs e entidades quanto para pessoas físicas. Também exige um plano detalhado de distribuição dos alimentos, descrevendo os locais, datas e horários das ações, bem como a quantidade de alimentos a serem doados em cada ocasião. Além disso, até as pessoas em situação de rua que recebem a comida também precisam estar cadastrados na prefeitura.

Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que mantém dois programas de segurança alimentar e que não existe obrigação de Termo de Permissão para entrega de alimentação às pessoas em situação de rua. E acrescentou que, caso o projeto passasse em segunda votação, seria analisado pelo prefeito Ricardo Nunes, já que depende da sanção dele.

* Com reportagem de Leandro Martins  

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Instituto Federal de SP vai ganhar 12 campi voltados a ensino técnico

O início das obras foi anunciado neste sábado, em evento com o presidente Lula, no campus da Zona Leste, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que também vai ganhar uma nova obra e um hospital universitário.

Baixar arquivo
Economia

Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

Baixar arquivo
Geral

Brasil é um dos destinos mais receptivos para turistas LGBTQIA+

É o que revelou uma pesquisa internacional, realizada em sete países, por uma multinacional responsável por uma rede de hotéis. Além do Brasil, México e Argentina também foram reconhecidos pela pesquisa como os países mais receptivos à comunidade. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio intenso no Sul do país nesse fim de semana

A previsão é de que, pelo menos até a próxima segunda-feira, as temperaturas mínimas fiquem entre 0 e 5ºC na região Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo