logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Viva Maria homenageia a economista Maria da Conceição Tavares

Economista morreu no sábado aos 94 anos
Baixar
Programa Viva Maria, da Rádio Nacional
10/06/2024 - 11:37
Brasília
FOTO DE ARQUIVO: A parlamentar da oposição Maria da Conceição Tavares, do Partido dos Trabalhadores (PT), está cercada por apoiadores ao chegar do lado de fora da Câmara dos Deputados do Congresso antes de votar um polêmico projeto de reforma previdenciária em Brasília.
© Reuters Photographer

O legado da economista Maria Conceição Tavares é o tema do programa Viva Maria desta segunda-feira, 10.

A apresentadora Mara Régia destacou a dedicação à justiça social e influência marcante da portuguesa na economia brasileira.

Maria da Conceição Tavares morreu no sábado (8) em Nova Friburgo (RJ) aos 94 anos.

Através de uma linguagem vívida, a economista teve importante participação na revolução dos cravos em Portugal e na luta pelos direitos dos menos favorecidos no Brasil.

Mara Régia recordou-se de tê-la vista pessoalmente em 2002:

E em 2002, meninas, eu tive o privilégio de vê-la no Fórum Social Mundial, realizado na sofrida Porto Alegre de hoje, reafirmar sua altivez e o compromisso com a luta pela transformação social. "Que você tem que ter o seu tempo." Palavras dela, aspas: "Não sou sábia, sou apenas como vocês, apenas mais velha, uma militante que não parará até a hora de morrer, marchem até morrer, fecha aspas."

O programa também trouxe o depoimento da deputada Jandira Fegalhi sobre a economista.

"A Maria da Conceição, como todos sempre disseram, era a portuguesa mais brasileira, porque tinha a nossa cidadania, e era uma apaixonada pelo Brasil, uma apaixonada pelas suas ideias", disse a parlamentar.

Ouça o programa no player acima.

x