Brasil apresenta para a ONU a meta de combate ao racismo, o ODS 18
![ONU News/Divulgação Sede das Nações Unidas em Nova York](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil apresentou à ONU a experiência que tem tido na criação do ODS 18, o Décimo Oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. A apresentação foi na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
O ODS 18 é uma iniciativa voluntária do Brasil para colocar o combate ao racismo como um dos temas para o desenvolvimento sustentável até 2030. A ideia é acrescentá-lo aos 17 já existentes, definidos pela ONU.
Um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial tem se dedicado, desde o ano passado, à elaboração de indicadores e metas para o ODS 18. Entre elas: eliminar a discriminação étnico-racial no trabalho; eliminar as formas de violência contra povos indígenas e afrodescendentes e garantir acesso ao Sistema de Justiça por pessoas negras e indígenas. E incluem ainda: acesso à saúde e educação de qualidade, além de habitação adequada e sustentável.
Em 2015, a ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em uma agenda mundial progressiva até 2030.
Isso para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas do mundo possam desfrutar de paz e de prosperidade.
No final do mês passado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou os países sobre a falta de progresso em relação aos ODS.
Segundo ele, apenas 17% das metas tiveram avanços significativos. E faltando apenas seis anos para o fim do prazo, o progresso está muito aquém do que é necessário.
Para Guterrez, sem investimentos em massa e ações em grande escala, a realização dos ODS permanecerá indefinida.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Monumento Dois Candangos, moderno monumento de bronze erguido em 1959, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir o país.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 18/09/2024 - Zoológico de São Paulo, conseguiu reproduzir em cativeiro a espécie em extinção da Arara Azul de Lear. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Imago images/BRIGANI-ART via Reuters Connect/Direitos reservados 1/ Konzert: Trompete von Wynton Marsalis im Scheinwerfer, Scheinwerferlicht, Musik, quer, hoch, Berlin Deutschland, Germ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Fiéis comparecem à missa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)