Indígenas Avá-Guarani decidem manter ocupações no Paraná

Eles reivindicam áreas da Terra Guasu Guavirá

Publicado em 30/07/2024 - 14:28 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os indígenas Avá-Guarani decidiram manter as mobilizações de retomada de terras nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná.

O prazo para saída voluntária foi dado pela Justiça e terminou nessa segunda-feira (29). Atualmente, são nove áreas ocupadas nos dois municípios.

Os indígenas reivindicam áreas da Terra Guasu Guavirá. Elas já foram reconhecidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como tradicionais, mas estão com a demarcação parada no Judiciário. Por causa disso, eles alegam que as comunidades sofrem pressão por parte de fazendeiros.

O clima é de tensão nos locais, com conflitos há cerca de duas semanas.

O cacique Izaias, da aldeia Arakoé, que tem 60 famílias no município de Terra Roxa, conta que a presença da Força Nacional evita a violência, apesar das ameaças. Ele afirma que os indígenas não vão sair.

Um juiz do município paranaense de Umuarama proibiu a Funai de dar assistência aos indígenas na área ocupada. Para a Funai, essa decisão é inconstitucional e recorreu, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ainda não analisou o recurso.

Nessa segunda, em reunião com representantes do governo federal para discutir a questão dos indígenas, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, pediu uma solução rápida para o conflito. Ele disse que as áreas são produtivas e adiantou que deve se posicionar na Justiça para que as ordens de reintegração de posse sejam cumpridas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que pretende se reunir com os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, para propor uma solução.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

História Hoje: primeiro jogo de futebol entre Brasil e Argentina

A primeira partida entre as duas seleções aconteceu, em 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires, Argentina. O jogo amistoso antecedeu a disputa da Copa Julio Roca realizada uma semana depois.

Baixar arquivo
Política

Crianças Sabidas mostra que pequenos participam e sabem o que querem

A segunda temporada do podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 chega ao fim com o segundo episódio bônus intitulado: Crianças Participando.

Baixar arquivo
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo