PM investiga policiais por vídeo exaltando massacre do Carandiru

Publicado em 10/07/2024 - 13:14 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A polícia militar vai abrir investigação contra policiais que foram gravados cantando e dançando uma música que exalta o massacre do Carandiru.

De acordo com os vídeos que foram publicados nas redes sociais, os policiais cantam e dançam no pátio do batalhão de choque, no centro de São Paulo. Os versos entoados se referem aos presos do pavilhão 9 como escória e lixo, além de exaltar o massacre cometido pelos policiais.

A secretaria de segurança pública afirma que a conduta dos policiais nas imagens não condiz com as práticas da instituição.

O massacre do Carandiru ocorreu em 1992, quando policiais do batalhão de choque foram chamados para conter uma rebelião no pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, o que resultou na morte de 111 presos. O episódio é considerado o mais letal da polícia militar até hoje.

Entre 2013 e 2014, a justiça paulista realizou 5 juris populares, que resultaram na condenação de 74 PMs pela morte de 77 detentos. No entanto, os policiais recorrem da sentença em liberdade até hoje. 

O presidente Jair Bolsonaro chegou a conceder indulto aos policiais condenados em dezembro de 2022, no entanto a ministra Rosa Weber anulou os efeitos do decreto atendendo o parecer da Procuradoria Geral da União, que afirmou que o perdão não poderia ser concedido para crimes hediondos e tal perdão seria uma afronta à dignidade humana e aos tratados internacionais. 

Edição: Nadia Coelho / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Concurso Nacional Unificado: provas seguem o fuso horário de Brasília

No Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abrem às 6h30, pela manhã, e às 12h, na tarde. No Acre, os portões abrem às 5h30 e às 11h.

Baixar arquivo
Geral

Ferimentos provocados por cerol em pipas cresceram 140% em São Paulo

Entre janeiro e maio foram mais de 1.300, casos de cortes profundos com linha de pipa, afetando principalmente motociclistas, ciclistas e pedestres, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Violência no trânsito bate recorde em São Paulo no primeiro semestre

Foram registradas quase 3 mil mortes de janeiro a junho. Os motociclistas foram as principais vítimas fatais nas ruas e estradas paulistas no primeiro semestre. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Região Amazônica vai receber supercomputadores da rede de IA

Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, “onde se produz energia de maneira mais sustentável é onde vai ter uma competitividade maior pra ter os datacenters” que vão abrigar os supercomputadores.

Baixar arquivo
Geral

Piauí lidera expansão de programa nacional de recuperação de celular

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, explicou que o aplicativo vai ter um botão para recuperar o aparelho.

Baixar arquivo
Política

Deputados ajustam agenda de votações ao calendário eleitoral

Oficialmente, os trabalhos no Congresso voltam nesta quinta-feira (1º). Mas, na prática, Senado retoma semana que vem. Na Câmara,só na semana do dia 12.  O ajuste é resultado de acordo de líderes para que as eleições não atrapalhem votações. 

Baixar arquivo