SP: antigo prédio militar vai ser memorial da luta contra ditadura

Memorial da Luta pela Justiça ocupa prédio das Auditorias Militares

Publicado em 26/07/2024 - 15:47 Por Leandro Martins - São Paulo

A cidade de São Paulo vai ganhar um novo museu. É o Memorial da Luta pela Justiça, que vai ocupar o antigo prédio das Auditorias Militares, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, uma travessa da avenida Paulista. O prédio é de propriedade federal, mas foi cedido em comodato por 20 anos para a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB - SP).

A ideia é criar um espaço dedicado à memória de advogados, ex-presos políticos e acusados durante o regime militar brasileiro. E ressignificar o edifício onde aconteceram as auditorias militares no período da ditadura, para fortalecer a memória e as instituições brasileiras.

Segundo o Memorial da Resistência, durante a ditadura militar, foi nesse local que as auditorias assumiram o julgamento dos então chamados "crimes políticos”, e onde réus acusados de crimes contra a Segurança Nacional participaram de audiências.

A assinatura do acordo de cooperação técnica aconteceu nesta sexta-feira (26), na sede da OAB-SP. Para o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, a criação do memorial é importante para manter vivo, na memória do país, o que significou a ditadura militar:

"A ditadura militar no Brasil foi uma tentativa, bem sucedida, de interromper o desenvolvimento do país,  foi para impedir que o país torna-se um país soberano. Ela não teve nada de patriótico".

O acervo foi organizado pelo Núcleo de Preservação da Memória Política que, além de documentos e gravações, também possui relatos de pessoas que passaram pelas Auditorias Militares durante a ditadura, como réus, advogados ou familiares .

São mais de 65 testemunhas, incluindo o advogado José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, e também integrantes da Comissão Nacional da Verdade.

O edifício é antigo. Construído em 1919, está atualmente desocupado e vai passar por reformas que devem durar 24 meses. A inauguração do Memorial da Luta pela Justiça vai acontecer em 2026. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo