Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28%

Publicado em 15/08/2024 - 12:09 Por Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Somente pouco mais da metade das mulheres estão no mercado de trabalho no Brasil. São apenas 52% das mulheres negras e 54% das brancas. A diferença é grande para os homens. Entre eles, esse índice é de cerca de 75%.

Além de menor espaço em empregos com salário, as mulheres dedicam 10 horas a mais por semana a tarefas domésticas e de cuidado não remunerado que os homens.

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28% do total.

Os números são do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), que lançou, nesta quinta-feira, a nova versão da plataforma Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, com dados atualizados de 2016 a 2022.

Outro dado importante é a queda na proteção da Previdência Social. Caiu entre todos os grupos, mas entre as mulheres negras a situação é pior. Mais de um quinto delas (21%) não conseguem contribuir para a Previdência e ficam sem acesso à rede de seguridade social.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, citou dados do relatório de transparência de salários das empresas no Brasil.

 

Segundo os dados do Ipea, negros representam 80% dos 10% mais pobres do Brasil. Já entre os 10% mais ricos, os brancos são 70%

Edição: Samia Mendes /L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo