Plataformas de mobilidade vão promover campanhas antiracistas
As plataformas de mobilidade vão promover campanhas de conscientização e combate ao racismo. O Ministério da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um Acordo de Cooperação Técnica com a Amobitec, Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, que reúne as principais plataformas do setor, como 99, Uber, Ifood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev.
A campanha será realizada em todo o país e vai trazer informações sobre como enfrentar o racismo e suas formas de manifestação, além das políticas públicas existentes.
Uma pesquisa recente mostrou que há cerca de dos milhões e 200 mil motoristas e entregadores cadastrados nessas plataformas e cerca de 70% deles são negros.
O diretor executivo da Amobitec, André Alencar Porto, destacou que a iniciativa é importante não apenas para conscientizar e esclarecer os usuários sobre o racismo e a intolerância religiosa mas também para os trabalhadores desses aplicativos.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reforça que o objetivo é ampliar o alcance das campanhas de conscientização e combate ao racismo, que, segundo ela, ainda está longe de ser superado no país.
O Ministério da Igualdade Racial informou ainda que o diálogo com a Amobitec prevê uma reunião com os parceiros dos aplicativos para escutar as demandas sobre melhorias nas condições de trabalho e discutir formas de garantir mais dignidade aos colaboradores dessas plataformas.