logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Polícia investiga suposta injúria racial contra segurança do Palmeiras

Caso teria ocorrido depois de jogo entre Mirassol e o clube paulista
Baixar
Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional
24/02/2025 - 16:21
São Paulo

A Polícia Civil investiga um crime de injúria racial que ocorreu depois do jogo entre Mirassol e Palmeiras, na noite desse domingo (23), na cidade de Mirassol, interior de São Paulo. A denúncia foi feita por um segurança do clube paulistano, que disse ter sido xingado por um homem identificado como sendo vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes.

Em vídeo gravado que circula na internet, é possível ver Marcondes xingando o segurança de “macaco velho”. Na sequência, outro segurança fala, repetidamente, "racismo, não”.

De acordo com o boletim de ocorrência, Marcondes teria ficado irritado com a forma com que o segurança do Palmeiras tratou o filho dele. O segurança pediu que o adolescente se retirasse do acesso entre o vestiário e o ônibus do clube, estacionado na área interna do estádio do Mirassol. Em seguida, ele passou a ofender o segurança.

Na conta do clube no X, a Sociedade Esportiva Palmeiras lamentou as ofensas sofridas por um dos seus seguranças e acrescentou que não tolera qualquer forma de discriminação e que vai tomar todas as providências, começando pelo boletim de ocorrência.

Em postagem nas redes sociais, Marcondes informou, nesta segunda-feira (24), que pediu exoneração do cargo de secretário de Obras e solicitou licença médica da função de vice-prefeito. Ele diz ainda que "as imagens divulgadas representam apenas um recorte dos acontecimentos, não refletindo a totalidade dos fatos".

A Polícia Civil de Mirassol informou que vai ouvir o autor dos xingamentos nos próximos dias.

x