Brasil é o 5º entre países com mais denúncias de abuso sexual infantil

O Brasil ocupa a quinta posição num ranking de 51 países com o maior número de denúncias de abuso sexual infantil pela internet. De 2022 para 2024, o país viu as notificações se multiplicarem, passando da 27ª posição no ranking para a atual. Nos primeiros lugares aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha, nessa ordem.
As informações estão no relatório da rede internacional InHope, que reúne 55 canais de denúncia de crimes na internet pelo mundo. A rede está presente em 51 países e, no Brasil, quem recebe os registros e faz a contagem é a entidade SaferNet, que desde 2006 atua em parceria com o Ministério Público Federal.
O documento, divulgado nesta quinta-feira (3), mostra que, das mais de 50 mil páginas denunciadas no Brasil, 10.823 foram repassadas a autoridades de diversos países, porque envolveriam vítimas de outras nacionalidades. No cálculo, também entraram as páginas associadas a crimes que aparentemente não ocorreram em território brasileiro.
A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência online.
* Com informações da Agência Brasil.





