A Medida Provisória que aumenta de 30% para 35% o limite do desconto do crédito consignado em folha de pagamento foi publicada nessa segunda-feira (13) no Diário Oficial. O novo limite de renda é válido para empregados regidos pela CLT, aposentados, pensionistas e servidores públicos. A MP determina que os 5% a mais liberados são reservados exclusivamente para pagamento de despesas com cartão de crédito.
O economista Flávio Augusto Corrêa vê a medida como positiva. Mas, alerta: tem que haver cautela na hora de fazer um novo empréstimo.
Quase metade da renda das famílias brasileiras está comprometida com dívidas, segundo dados divulgados recentemente pelo Banco Central.
A fisioterapeuta Renata Teles acabou de fazer um empréstimo consignado para comprar uma casa em Brasília. Ela acredita que o novo crédito pode ser um alívio para quem está no vermelho.
O desconto vai poder incidir sobre verbas rescisórias, se estiver previsto no contrato. A MP também prevê que o servidor pode tomar o empréstimo para terceiros.
Em maio deste ano, a presidenta Dilma Rousseff vetou a lei que aumentava o limite de crédito consignado de 30% para 40% da renda.