Trabalhadores da área produtiva da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, entram em licença remunerada nesta sexta-feira (7) até o dia 21 de agosto.
A montadora está adotando medidas para gerenciar o pessoal excedente, cerca de 2 mil, há pelo menos um ano e estuda novos ajustes a partir de 1º de setembro.
A empresa negociou com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a adesão ao Plano de Proteção ao Emprego (PPE), do governo federal, mas a proposta foi rejeitada por 74% dos empregados da unidade no início de julho.
O PPE permite a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição de até 30% do salário. Para isso, o governo arca com 15% da redução salarial.
O sindicato do ABC disse que não vai aceitar demissões. Cinco das seis montadoras de veículos da região estão em São Bernardo do Campo: Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota.
Ao todo, a base do sindicato soma cerca de 90 mil trabalhadores. A entidade informou que, de janeiro a maio, cerca de 4 mil postos de trabalho foram fechados.
Nas demais montadoras, a situação permanece a mesma. A Ford informou que está com um programa de demissão voluntária (PDV) em aberto até esta sexta-feira (7) na unidade de São Bernardo do Campo.
Em julho, foram feitas paradas temporárias na fábrica para ajustar o ritmo de produção à demanda.
Situação melhor estão as montadoras Scania e Toyota, onde não houve demissões, nem uso de mecanismos temporários para equilíbrio da mão de obra, como layoff, férias coletivas ou banco de horas.
A Volkswagen não atendeu ao pedido de informações da reportagem até a publicação desta matéria.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Thomas White/Direitos reservados Logotipo do Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Reuters Palestinians in Gaza laid the body of slain Al Jazeera cameraman Samer Abu Daqqa to rest on Saturday (December 16), the day after he was killed in southern Gaza.
Frame Reuters](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)