logo Radioagência Nacional
Economia

Estimativa de queda do PIB neste ano aumenta para 2,99%

Baixar
Kelly Oliveira
11/01/2016 - 10:08
Brasília

A projeção de instituições financeiras para o encolhimento da economia neste ano passou pelo décimo quarto ajuste seguido.


Dessa vez, a estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 2,95% para 2,99%. Para 2017, as instituições financeiras esperam por uma recuperação da economia, com crescimento de 0,86%.


A estimativa anterior era de expansão 1%. Essas estimativas são do Boletim Focus, uma publicação elaborada pelo Banco Central com base em projeções das instituições financeiras para os principais indicadores da economia.


Nas previsões das instituições financeiras, a recessão da economia vem acompanhada de inflação acima da meta neste ano. A meta de inflação é 4,5% com limite superior de 6,5%, em 2016. No próximo ano, o teto da meta é 6%.


A estimativa das instituições financeiras para o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, foi ajustada pela segunda vez seguida ao passar de 6,87% para 6,96%. No próximo ano, a expectativa é que abaixo do limite superior mas distante do centro da meta, em 5,20%.

x