Trocando em Miúdo: Saiba como David Bowie inovou no mercado financeiro

Publicado em 13/01/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte e cidadã.

 

David Bowie morreu. E o que ele tem a ver com a nossa prosa econômica de todo dia? Primeiro, porque sempre gostei dele e da carreira múltipla de cantor, compositor, ator de cinema, estilista e sempre muito criativo. Depois... Vamos nessa.


Eu falei que o David Bowie sempre foi uma pessoa muito criativa. Primeiro exemplo: ele foi o primeiro grande cantor e compositor, de todas as músicas, não só do rock, que era o forte dele, a disponibilizar, em 1999, o disco-álbum chamado "Hours" para ser acessado online, pela internet, que hoje é uma coisa muito comum, mas naquela época não era.


Agora o principal da prosa de hoje, além da homenagem a David Bowie, que faleceu de câncer, aos 69 anos de vida. Em 1997, ele inovou sabe onde? Na famosa Bolsa de Valores de Nova Iorque, na mais famosa ainda Wall Street, onde as bilionárias empresas do mundo inteiro se encontram. E o David Bowie fez o quê?


Pois preste atenção. Também pela primeira vez no mundo dos altos negócios, ele transformou todos os direitos autorais de sua obra, em discos e filmes, em um instrumento financeiro que foi logo aceito, através da modalida de títulos, ou "Bowie Bonds". Quem comprou o título, teve o rendimento, em taxa de juros, de 7,9%, vencíveis em 10 anos.

 

Adiantando mais um detalhes destes títulos do David Bowie negociados, até hoje, por sinal, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Por garantia, caso não conseguisse, mais tarde, pagar os juros prometidos, foi dada justamente a obra do artista. Por sinal, até aquela data, foram 25 álbuns. Cada um com sucesso garantido, ou seja, arrecadação, até os dias de hoje. A música Let´s Dance é uma delas.



Mas isso só foi possível, ou seja, lançar títulos pessoais, na Bolsa de Valores, dando como garantia a própria obra, porque David Bowie, ao contrário da maioria dos artistas, era o dono dos direitos autorais de suas obras. Tanto que, logo no lançamento do Bowie Bonds, ele arrecadou, sem mais nem menos, 55 milhões de dólares, mais de R$ 200 milhões, se fizesse a conversão.
 

E aí, valeu a nossa homenagem ao David Bowie?

 

Então tá.
Inté e Axé,
Let´s dance.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

RJ recebe maior lote de vacina contra covid desde início da pandemia

A remessa total é de 1.473.910 doses, sendo 676.260 da Pfizer e 557.400 da CoronaVac, as duas para primeira e segunda aplicações; e mais 240.250 da AstraZeneca para a segunda aplicação.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção brasileira ganha Sul-Americano de Vôlei Feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou o título do Sul-Americano de 2021, mesmo com a derrota por 3 sets a 1 para as colombianas, neste domingo. Tanto Brasil quanto Colômbia estão garantidos no Mundial de 2022 da modalidade. O triunfo das colombianas foi o primeiro da história do Brasil na competição. Este é o vigésimo segundo título conquistado pelas brasileiras no Sul-Americano de Vôlei.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: diretora da SBI esclarece que vacinação para jovens é segura

Sobre possíveis complicações no uso da Pfizer, a doutora Flávia Bravo, que é pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, esclarece que os casos são raros entre jovens de 12 a 17 anos. Segundo ela, foram 16 casos leves e moderados em 100 milhões de doses aplicadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.
 

Baixar arquivo
Saúde

Dermatologistas pedem conscientização sobre causas de queda de cabelo

Em setembro é celebrado o mês de conscientização da alopecia, uma inflamação causada por estresse, genética ou mau uso de cosméticos.

Baixar arquivo