Trocando em Miúdo: Saiba como David Bowie inovou no mercado financeiro

Publicado em 13/01/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte e cidadã.

 

David Bowie morreu. E o que ele tem a ver com a nossa prosa econômica de todo dia? Primeiro, porque sempre gostei dele e da carreira múltipla de cantor, compositor, ator de cinema, estilista e sempre muito criativo. Depois... Vamos nessa.


Eu falei que o David Bowie sempre foi uma pessoa muito criativa. Primeiro exemplo: ele foi o primeiro grande cantor e compositor, de todas as músicas, não só do rock, que era o forte dele, a disponibilizar, em 1999, o disco-álbum chamado "Hours" para ser acessado online, pela internet, que hoje é uma coisa muito comum, mas naquela época não era.


Agora o principal da prosa de hoje, além da homenagem a David Bowie, que faleceu de câncer, aos 69 anos de vida. Em 1997, ele inovou sabe onde? Na famosa Bolsa de Valores de Nova Iorque, na mais famosa ainda Wall Street, onde as bilionárias empresas do mundo inteiro se encontram. E o David Bowie fez o quê?


Pois preste atenção. Também pela primeira vez no mundo dos altos negócios, ele transformou todos os direitos autorais de sua obra, em discos e filmes, em um instrumento financeiro que foi logo aceito, através da modalida de títulos, ou "Bowie Bonds". Quem comprou o título, teve o rendimento, em taxa de juros, de 7,9%, vencíveis em 10 anos.

 

Adiantando mais um detalhes destes títulos do David Bowie negociados, até hoje, por sinal, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Por garantia, caso não conseguisse, mais tarde, pagar os juros prometidos, foi dada justamente a obra do artista. Por sinal, até aquela data, foram 25 álbuns. Cada um com sucesso garantido, ou seja, arrecadação, até os dias de hoje. A música Let´s Dance é uma delas.



Mas isso só foi possível, ou seja, lançar títulos pessoais, na Bolsa de Valores, dando como garantia a própria obra, porque David Bowie, ao contrário da maioria dos artistas, era o dono dos direitos autorais de suas obras. Tanto que, logo no lançamento do Bowie Bonds, ele arrecadou, sem mais nem menos, 55 milhões de dólares, mais de R$ 200 milhões, se fizesse a conversão.
 

E aí, valeu a nossa homenagem ao David Bowie?

 

Então tá.
Inté e Axé,
Let´s dance.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo