Em meio à crise econômica, o setor de calçados volta a empregar. Alta do dólar e aumento das exportações são apontados como explicação para a retomada do crescimento do setor. Confira mais detalhes na reportagem de Eliane Gonçalves:
Segundo o Ministério do Trabalho, entre janeiro e setembro, a indústria de calçados abriu 20 mil e 400 vagas com carteira assinada. Resultado positivo que contrasta com os 683 mil postos de trabalho que foram fechados em todo o país no mesmo período.
Pesquisa da Abicalçados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, mostra que as exportações colaboraram com o resultado. Até o outubro desse ano, o setor exportou 97 milhões de pares de sapatos. O número é 2% maior do que no mesmo período do ano passado. A desvalorização do real frente ao dólar é apontada como um estímulo para a retomada dos negócios e dos empregos.
Franca, no interior de São Paulo, é responsável por 4 por cento da produção nacional de calçados e foi a cidade que mais gerou empregos no primeiro semestre desse ano, mais de 5 mil vagas.