Trocando em Miúdo: Consumidor vai usar o décimo terceiro para acertar dívidas
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.
Natal chegando, décimo terceiro chegando e o dinheiro no bolso do contribuinte. E eu tenho aqui duas pesquisas, uma delas da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, junto com o SPC-Brasil.
A pesquisa mostra que 108 milhões de consumidores vão fazer alguma comprinha neste natal. Muita coisa? Sim. Mas, mesmo assim, representa 5,3% menos do que no ano passado. Mesmo assim, vai movimentar R% 50 bilhões na economia, embora a contratação provisória vá ser menor este ano.
Isso mostra, segundo Onório Pinheiro, da CNDL, que a tradição do Natal ainda é a maior movimentação do comércio. Essa parte referente às compras mostra que 43,3% dizem que vão gastar menos. As desculpas dos consumidores é que eles têm outras coisas pra gastar. Além disso, tem gente com dificuldade financeira e endividada.
Agora, outra pesquisa que tenho aqui, e também é interessante, é da Associação Comercial de São Paulo, mas valendo para todo o Brasil. Ela mostra como o pessoal que recebeu a primeira parcela do décimo terceiro salário está pensando em gastar.
Entre os resultados da pesquisa, chama a atenção os 22,55% de indecisos, o dobro do ano passado. Eles não sabem o que fazer com o dinheiro do décimo terceiro. Em compensação, 42,5% dos ouvidos garantem uma coisa: vão usar o dinheiro para pagar dívidas atrasadas. E só 2,5% vão usar pra viajar, sendo que 5,9% usaram o décimo terceiro para viajar no ano passado.
Outro ponto da pesquisa que você pode conhecer ouvindo este programa é sobre o pessoal que pretende poupar o dinheiro do décimo terceiro. São 20% neste ano contra 29,4% em 2015.
Vamos ouvir agora o economista Emilio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo, para saber por que os consumidores ainda não sabem o que vão fazer com o décimo terceiro.
Acompanhe.
Então tá. Inté e axé.
*Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.