Trocando em Miúdo: Trump assume e a dúvida é sobre como será a relação comercial com outros países

Trocando em Miúdo

Publicado em 20/01/2017 - 02:03 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Finalmente assume a presidência do maior país do mundo, os Estados Unidos, devidamente eleito, por sinal, o tão falado Mister Trump. Donald Trump, e o jeitão dele de falar, de não levar desaforo para casa e tal. Mas a conversa agora é outra. Tem a questão econômica fora de lá. Sem contar imigrantes ilegais, entre eles mais de 1 milhão de brasileiros. Será que a economia nacionalista para o lado dos norte-americanos atinge a nossa combalida economia brasileira? Vamos nessa.

 

Então, para começar a prosa, direto para o que diz o nosso ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


Ministro Meireles, não é bem o seu setor, mas tem os imigrantes ameaçados pelo Trump e ele já deixou isto bem claro. Isso atinge o Brasil?


Procurando saber, então, o que esperam os brasileiros que possuem milhões de dólares depositados ou aplicados lá nos Estados Unidos. É isso mesmo o que a pessoa ouviu aí. Ouvindo a presidente da America Expert, especialista na administração desses bens de brasileiros lá nos Estados Unidos. Simone Oliveira. O que vai ser com a chegada do Trump?


Vamos em frente, Mr. Trump, presidente dos Estados Unidos. E o mundo? A China está de olho. Mas, ficando aqui, e o Brasil com isso, acontece o que? O que o senhor acha, Luiz Fernando Nobrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade?


Repito a pergunta. E quanto aos imigrantes brasileiros que, legal ou ilegalmente, sobrevivem lá nos Estados Unidos? Algum risco?


Em frente. E como fica a economia lá nos Estados Unidos, com a chegada de Donald Trump na presidência. Só lembrando: O segundo maior importador do Brasil, depois da China, é justamente o norte-americano. Otaviano Canuto, brasileiro, diretor do Banco Mundial, falou na ONU News. Alguma certeza?


And so, welcome Mr. Trump. Vamos ver no que vai dar, né? Inté e axé.

 

 

*Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo