Trocando em Miúdo: O mundo maravilhoso da tecnologia que fez do celular um computador de mão

Trocando em Miúdo

Publicado em 10/11/2017 - 01:56 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje (18) não é para quem é do tempo do orelhão, não. Quer dizer, a não ser que já tenha migrado, como se diz, para o smartphone, nem precisa ser o de última geração, basta servir de telefone, de computador e, se tiver o serviço no seu pedaço, até viajar na internet. Então, vamos nessa.

 

É o seguinte. Vivemos hoje, no Brasil, com quase 50 milhões desses aparelhinhos ditos móveis, que todo mundo, no lugar de conversar com o próximo, fica só ali, fingindo não sei o quê. Mas brincadeira à parte, conversando aqui com o analista de mercado Jorge Hage, vamos saber se isso é bom mesmo. Jorge Hage, essa mobilidade tem lá suas vantagens, não é mesmo?



De qualquer forma, ainda tem muito computador de mesa, fixo, o desktop, embora a venda desses tenha caído 35%. Mas isso vem mudando, e o celular é que está com tudo, não é, Joge Hage?

 

Vamos falar agora um pouco da venda. Computador vendendo menos, mas durando mais. Isso quando ele tem mais qualidade, mais potência. Muitas empresas ainda precisam dele, do computador de mesa que falávamos agorinha. Mas precisa de atualização dos programas mais usados. Não é que nem geladeira, por exemplo, que é só trocar ou que dura muito tempo. Jorge Hage fala da comercialização de computadores no Brasil.

 

Agora, para o principal, o smartphone, que tem invadido os lares. Esses milhões de aparelhinhos, que, antes, eram apenas celulares e substituíram as filas nos orelhões, onde a gente até fazia amizades, mas, enfim, chegou o smartphone, que entra no lugar do antigo celular. Muda a linha de consumo, né? E ele se acaba mais rapidamente também, verdade?

 

Tem mais uma coisa para fechar a prosa de hoje. Está tudo muito bom, a gente pensa que todo mundo está ligado ao mesmo tempo nas ondas da internet, mas acontece que ela custa caro, nem sempre existe ou muitas vezes falha. Pelo menos aqui no Brasil. Jorge Hage, como está a internet no Brasil? Precisa melhorar e muito, não é mesmo?

 

Então, tá. 

 

Dá licença que estou ouvindo um toque.

 

Inté e axé.


 


 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programa é uma reprise de 18/04/2017

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo
Economia

Ministros das Comunicações dos Brics querem economia digital inclusiva

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

Baixar arquivo
Geral

Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo