Sondagem nacional feita pela Fecomércio do Rio de Janeiro e o Instituto Ipsos, entre os dias 1º e 12 de abril, em oito capitais e mais e mais 64 cidades, mostra que 72,9 milhões de brasileiros devem comprar presentes para as mães.
Isso movimentará R$ 10 bilhões no comércio, com gasto médio de R$ 136,51 por consumidor. Roupas são os itens preferidos por 30% dos entrevistados, seguido de perfumes e cosméticos, calçados, bolsas e acessórios, e flores.
A Fecomércio também ouviu empresários do comércio do estado, de 4 a 17 de abril. Foram 2 mil estabelecimentos comerciais de oito regiões fluminenses. As expectativas para o Dia das Mães são otimistas, com 53% dos consultados que esperam elevar o faturamento em relação ao ano passado, contra 14% que esperam retração. O aumento médio esperado para a receita no comércio fluminense, para a data, é de 9,5%.
E pesquisa feita pelo Ibre-FGV revela que os preços dos presentes e serviços para o Dia das Mães tiveram aumento de 4,76%, superando a inflação acumulada nos últimos 12 meses. De maio de 2016 a maio de 2017, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingiu 4,17%.