Trocando em Miúdo: Esclarecendo algumas dúvidas sobre a transferência bancária por TED

Trocando em Miúdo

Publicado em 17/05/2017 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias, em Berlim, Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo de 8 de agosto de 2016. Vamos nessa!

 


A gente trouxe, então, a resposta para a ouvinte Evely Silva, que nos mandou e-mail sobre como se faz uma transferência eletrônica disponível, o TED. Ela dizia assim:

 

Olá professor, bom dia.  Eu tenho tantas dúvidas sobre como se realiza um TED. Nunca fiz isso, mas acho mais confiável do que tirar dinheiro e depositar na conta. Bom, eu tenho as minhas dúvidas e não sei por onde começar. Uma delas é sobre quantos TED pode se fazer num único dia? Se o valor for muito alto eu preciso ir no banco falar com o gerente? Como se faz pra realizar um TED de uma conta pra outra de titular diferente?


Então, vamos lá tentar responder a Evely. TED, sigla para transferência eletrônica disponível. Diferente de DOC, que significa documento de crédito. O TED chega na mesma hora. Na conta da pessoa ou na conta de outra. Já o DOC só chega no dia seguinte, se for feito até as 22h do dia anterior. E não pode ser mais do que R$ 4.999 por vez. O TED está sendo mais usado porque pode ser em qualquer quantia. Outra coisa mais importante de todas. Tem que ter dinheiro na conta, não é mesmo?

 

Então, repetindo. Vamos explicar algumas coisas sobre o TED:


- O dinheiro estará disponível para a outra pessoa em alguns minutos;
- Qualquer valor. No máximo tem que combinar com o banco. Fazer um cadastro;
- Só pode ser feito até as 5 da tarde, dia da semana. Alguns bancos, mais cedo;
- Na hora de fazer a transferência, basta escolher a opção correta e informar todos os dados de quem vai receber o dinheiro: agência, número da conta, CPF/CNPJ e nome completo;
- Se quiser facilitar e tiver que mandar dinheiro mais vezes para a mesma pessoa e conta, dá para cadastrar e, na hora, só clicar que já fica preenchido no automático;
- Quando for um valor mais alto, depende da conta, melhor cadastrar antes no banco, com o gerente. Quando for mandar de novo não precisa;
- Melhor fazer, até pela comodidade, pelo caixa eletrônico ou, melhor ainda, pela internet, usando o computador, em casa, ou o celular, em qualquer lugar;
- O custo pelo envio de um TED muda a cada banco

 

E só para terminar a prosa, complicando um pouco. E o TEF, o que é? Transferência Eletrônica Financeira. Simples. É o sistema usado pelo cartão de crédito ou débito. Transfere eletronicamente o débito, para quem comprou, e o crédito, para quem vendeu. 

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Desafio ITACI Dia do Abraço busca R$ 200 mil em doações

Em funcionamento desde 2002, o hospital é referência no tratamento de câncer infantil e de doenças raras e hematológicas como a leucemia

Baixar arquivo
Geral

Evento incentiva e conscientiza sobre o direito da criança de brincar

Começa neste sábado, dia 21, a 13ª semana mundial do Brincar. Com o tema “Confiar na força do Brincar” a campanha, que vai até o dia 29 de maio.

Baixar arquivo