Pedidos de falência de empresas em todo o país caíram 8,4% no acumulado de Janeiro até maio em comparação ao mesmo período de 2016. Os dados são da pesquisa SPCP Boa Vista. Em números absolutos, foram 794 solicitações até maio desse ano, contra 866 no mesmo período em 2016.
Pedidos de falência são aqueles em que os credores, ao não receberem seus pagamentos, podem entrar na Justiça solicitando falência para exigir a quitação das dívidas. Esse procedimento pode causar o fechamento das empresas.
Para o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, a atividade econômica em queda junto com a alta de preços e dos custos das empresas diminuiu a capacidade de pagamento delas. Essa situação explica o alto número de pedidos de falência, que vinha crescendo desde 2014 até o ano passado.
Nessa pesquisa mais recente se observa pela primeira vez, desde 2016, uma tendencia de queda no número de pedidos de falências.
A pesquisa de falências da SCPC é realizada nacionalmente tendo como base dados de fóruns, varas de falência e diários oficiais da Justiça dos estados.